Q.1) Existe o perigo de queimadura ao tocar num painel aquecedor Sundirect?
Não. Estes aquecedores operam a uma temperatura baixa, entre os 70ºC e os 100ºC, insuficiente para causar queimaduras em contacto momentâneo com o painel. Em caso de toque na superfície qualquer pessoa verificará que está quente e naturalmente se afastará.
Q.2) A radiação de calor por infravermelhos é potencialmente perigosa?
Não. Pelo contrário, vários estudos demonstram que a radiação infravermelha utilizada por estes aquecedores é benéfica para a saúde e para o tratamento de diversos problemas, como a artrite reumatóide, a tensão arterial elevada ou a insuficiência cardíaca congestiva.
Q.3) Qual é a poupança energética alcançada pelos aquecedores Sundirect?
Em termos médios, estes aquecedores podem ter um consumo energético 35% inferior ao dos aquecedores tradicionais, que aquecem o ar por convecção. Além disso, são fáceis e rápidos de instalar, não tem custos de manutenção e uma durabilidade muito mais elevada.
Q.4) Qual é o tempo de vida útil de um painel aquecedor Sundirect?
Considerando o funcionamento em condições normais e adequadas, estes aquecedores podem atingir um total de 100 mil horas de funcionamento, o que corresponde a uma utilização de 8 horas por dia, durante mais de 30 anos.
Q.5) Estes equipamentos são testados após o fabrico?
Sim. Todos os aquecedores da Sundirect são fabricados de acordo com os mais exigentes padrões de qualidade CE, GS e ISO. Todas as peças e componentes são cuidadosamente inspeccionados e testados, desde a matéria-prima até ao produto acabado.
Q.6) Os aquecedores Sundirect podem ser utilizados no exterior?
Os painéis aquecedores foram desenhados para serem exclusivamente utilizados no interior, protegidos das condições atmosféricas. Contudo, dispomos na gama de aquecedores infravermelhos adequados para utilização no exterior.
Q.7) Como seleccionar a potência de um aquecedor Sundirect?
Em termos médios recomendamos considerar 25W de capacidade por cada m3 de volume. A título de exemplo, um quarto com 15m2 de área e 2,5m de altura necessitaria de 940W de potência calorífica. Os locais com isolamento térmico precário podem necessitar de maior capacidade instalada.
Q.8) Qual a posição de montagem mais adequada?
É importante instalar os aquecedores radiantes Sundirect em locais onde não existam bloqueios à passagem dos raios infravermelhos. Por exemplo, seria inadequado montar uma unidade atrás de um sofá ou de móveis de grande dimensão.
É importante ter em conta que os raios infravermelhos atingem distâncias médias de 3 metros, pelo que os aquecedores devem ser montados em locais directamente voltados para as pessoas.
Por fim, é preferível instalar dois aquecedores de menor dimensão do que apenas um de maior capacidade, desde que a potência total da solução seja equivalente.
Q.9) É melhor instalar estes aquecedores na parede ou no tecto?
A montagem no tecto é uma excelente opção, visto que vai ter menos obstáculos à passagem do calor e será possível cobrir uma área de aquecimento substancialmente maior. Além disso, poderá facilitar a integração estética dos aquecedores e deixar as paredes livres para outros elementos decorativos.
Se o objectivo for aquecer áreas de grande dimensão, como restaurantes ou escritórios, a instalação destes aquecedores no tecto é a solução ideal. Isto porque será possível colocar os equipamentos na proximidade das pessoas e nos locais onde o calor é efectivamente mais necessário.
Quanto à montagem na parede, pode ser vantajosa na maioria dos edifícios domésticos e nos locais de menor dimensão. Isto porque os raios infravermelhos terão de percorrer distâncias menores e, como tal, o efeito do aquecimento radiante vai ser sentido pelas pessoas com rapidez e eficácia.
De realçar ainda que se forem instalados na proximidade do piso, os aquecedores Sundirect vão criar um ambiente bastante similar ao do pavimento radiante, aumentando o nível de conforto para os utilizadores que valorizam aquecer a zona inferior das pernas e os pés.