Aplicações

Bioclimatizadores em Naves Industriais

Uma temperatura ambiente muito elevada diminui o rendimento dos colaboradores, proporciona menores níveis de concentração e maior probabilidade de ocorrerem acidentes de trabalho. Os bioclimatizadores Biocool são a solução perfeita para as indústrias devido à sua elevada eficácia, aliada a uma grande poupança energética e baixos custos de manutenção.

Bioclimatizadores

Também melhoram a qualidade do ar, promovem níveis adequados de humidade e possibilitam manter portas e janelas abertas. Por fim, permitem a climatização localizada ao direccionar o ar fresco apenas para os locais onde seja efectivamente necessário.

Indústria Farmacêutica

Na indústria farmacêutica o controlo de qualidade extende-se até aos locais de armazenamento do produto final. Na verdade, a estabilidade de um fármaco depende das condições térmicas de conservação. Os evaporativos Biocool são ideais para garantir temperaturas frescas e um controlo de humidade adequado. Como tal, são a opção preferida em detrimento do ar condicionado, que tem maiores custos de aquisição, de manutenção e de energia eléctrica.

Indústria Têxtil

Neste sector utilizam-se os bioclimatizadores há muitos anos. Eles não só permitem arrefecer o ambiente de forma muito barata, mas também incrementar os níveis de humidade para valores adequados. Isto faz com que as fibras têxteis aumentam a sua resistência, tornando-se mais flexíveis e elásticas. Ademais, com condições de humidade correctas, é possível diminuir a electricidade estática e aumentar a velocidade de trabalho das máquinas. Todos estes factores se conjugam para alcançar maior uma produção têxtil e rentabilizar o negócio.

Exploração Animal e Pecuária

A generalidade dos animais tem uma temperatura corporal superior à dos seres humanos. Como tal, perante temperaturas ambiente superiores, eles sofrem significativamente. Esta vulnerabilidade é especialmente danosa para a produção de carne e de ovos. Nas indústrias deste sector o arrefecimento evaporativo Biocool tem outra vantagem: ao promover a renovação constante do ar, está a expulsar odores e gases nocivos para o exterior. Evitam-se assim elevadas concentrações de CO2 e de NH3.

Bioclimatizadores no sector dos Serviços

Data Centers

Devido ao imenso calor gerado pelos equipamentos electrónicos, pode originar-se uma ruptura no funcionamento dos centros de processamento de dados. Em casos extremos, pode mesmo ocorrer a deterioração precoce dos circuitos. Os equipamentos de ar condicionado têm revelado limitações para arrefecer adequadamente estes locais. Este problema é agravado nos dias de maior calor, quando o rendimento dos sistemas de compressão é mais precário. Com os arrefecedores evaporativos Biocool este problema termina, registando-se ainda reduções enormes nos custos energéticos e de manutenção.

Stands e Oficinas de Automóveis

Por norma, estes locais tem imensas áreas envidraçadas e com muita exposição solar. É também usual existir muita iluminação (geradora de calor) e as portas abrirem constantemente. Neste sentido, é fulcral seleccionar um sistema de climatização eficiente. Os arrefecedores Biocool são a solução mais completa. Além de reduzirem a temperatura com custos energéticos 80% inferiores ao ar condicionado, renovam 100% do ar e garantem a expulsão de fumos e outros gases nocivos para o exterior.

Bioclimatizadores

Pavilhões Desportivos, Ginásios, Salões e Áreas de Lazer

Nestes espaços geram-se odores fortes devido à elevada concentração de pessoas. Nos meses de maior calor este problema aumenta de gravidade, na medida em que os níveis de transpiração corporal dos utilizadores aumentam. A bioclimatização evaporativa é ideal para resolver estes problemas: arrefece os espaços através de um brisa fresca e confortável, renova o ar e expele para o exterior os odores desagradáveis.

Escolas

O excesso de calor em ambientes escolares causa o aumento da fadiga e uma menor capacidade de concentração de alunos e professores. A utilização do ar condicionado nestes edifícios tem um custo insustentável, sobretudo se considerados os custos de manutenção e reparação. Os arrefecedores evaporativos Biocool são ideais para alcançar uma temperatura de conforto. Estes equipamentos não apenas refrescam, como proporcionam também níveis de humidade correctos, benéficos para crianças e asmáticos. As portas e janelas podem ser mantidas abertas, sem que os equipamentos deixem de ser eficazes. Recomenda-se a instalação nas salas de aulas, cozinhas, refeitórios, ginásios e outras áreas comuns.

Bioclimatizadores

Lares de Idosos

Tal como as crianças, os idosos são mais sensíveis ao excesso de calor. Outro aspecto pernicioso são as alterações bruscas de temperatura infligidas pela má utilização do ar condicionado. Os bioclimatizadores Biocool permitem criar um ambiente confortável, com uma temperatura fresca, mas sem alterações bruscas ou extremas. Por outro lado, promovem uma melhor qualidade do ar, sem perda de eficiência do sistema. São económicos, saudáveis e ecológicos.

Cozinhas Industriais

Estes locais tendem a ter uma elevada carga térmica devido aos equipamentos utilizados e à grande concentração de pessoas. Também é comum haver odores desagradáveis, devido à manipulação de alimentos e à transpiração dos utilizadores. O arrefecimento evaporativo permitirá arrefecer estes espaços adequadamente, proporcionando uma temperatura agradável para os trabalhadores e para a boa conservação dos alimentos. Permitirá renovar o ar, diminuir a concentração de fumos e vapores e manter portas e janelas abertas.

Adegas

Manter um nível de humidade correto e uma temperatura adequada são factores vitais para a conservação das bebidas alcoólicas. O excesso de calor promove a evaporação dos líquidos e uma maior necessidade de enchimento dos reservatórios. Isto gera custos para as empresas e um decréscimo da qualidade do produto final. Os equipamentos de arrefecimento evaporativo Biocool permitem reduzir estes problemas. Os bioclimatizadores farão com que o envelhecimento das bebidas não seja interrompido, uma vez que permitem reduzir a volatilização dos éteres e oxigenar as adegas.

Espaços Públicos e Comerciais

A climatização destes locais é essencial para o bem-estar e satisfação dos clientes. Este aspecto torna-se mais relevante perante pessoas idosas ou crianças, mais sensíveis aos aumentos de temperatura. A brisa fresca dos arrefecedores evaporativos Biocool é 100% eficiente, proporcionando a sensação de conforto ideal.

Bioclimatizadores

Residências e Moradias

É paradoxal que em muitas habitações o ar condicionado não seja utilizado nos meses quentes. Isto ocorre devido às mudanças bruscas de temperatura e à diminuição dos níveis de humidade que pode originar. Outros utilizadores consideram importante manter portas e janelas abertas para renovar o ar, o que torna o ar condicionado pouco eficaz.

Os bioclimatizadores contornam estes problemas, promovendo uma brisa fresca e suave, sem temperaturas demasiadamente baixas. A sensação de saúde e bem estar é alcançada com valores de humidade adequados, temperaturas amenas e um ar mais limpo e renovado.

Estufas e Centros de Jardinagem

Tratam-se de locais onde é vital manter níveis elevados de humidade e evitar o excesso de calor para as plantas. Como tal, os evaporativos Biocool são a solução de arrefecimento mais adequada.

Bioclimatizadores

Espaços ao Ar Livre

Os bioclimatizadores também podem ser aplicado ao ar livre, nomeadamente em esplanadas, tendas para eventos, bancadas de um complexo desportivo, entre outros. Para tal, basta projectar o sistema de modo a que o caudal de ar fresco seja direccionado para as pessoas, gerando imenso bem estar e conforto.

Saiba mais sobre os equipamentos Biocool e sobre o inovador sistema de controlo Smart City Cooler.